terça-feira, 19 de outubro de 2010

Resenha crítica sobre o Texto de Maria Cândida Moraes entitulado: O PARADIGMA EDUCACIONAL EMERGENTE

A autora começa fazendo uma análise acerca do uso das tecnologias educacionais no Brasil, há cerca de 20 anos. Relata que apesar dos pesados investimentos de recursos públicos nos programas e projetos governamentais educacionais, as taxas de analfabetismo, evasão, repetência, continuam altas, talvez porque grande parte das ações consista em ações descontextualizadas, com avaliação inadequadas. Relata também que somente a  união de imagens, textos, sons, vídeos não garantem uma boa qualidade pedagógica.

Em seu texto uma colocação  foi extremamente exagerada, quando a autora diz que uma ciência do passado produz uma escola morta, produzindo seres incompetentes, incapazes de criar. Ora, acredito que( conforme Linhares e Freire colocam em seu artigo sobre possibilidades autopoiéticas) a evolução de um sistema está relacionado à sobrevivência em um ambiente de excessiva complexidade, ou seja, o fato de a educação no passado não estar totalmente adequada, não significa que não tenha formado pessoas competentes.
Prosseguindo com o texto, a autora retrata o contexto na Idade Média, Moderna, e nesta,  destacou que o mecanicismo que influenciou a educação vigente que era centrada no professor e na transmissão de conteúdos, influenciada pelo pensamento cartesiano-newtoniano. Já depois de Einstein, segundo a autora, o mundo passou passou a ser concebido em termos de movimento, de processo de mudança, influenciando diretamente a educação, a qual baseada neste contexto, passou para um processo de constante construção de conhecimento, com a natureza construtivista, interacionista, sócio-cultural e transcendente.



Autora da resenha: Waleska dos Santos

2 comentários:

  1. Pessoal o que vocês pensam acerca desta crítica????

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  2. Será que a está taxa de repetência, analfabetismo e exclusão da sala de aula, é culpa de quem, do sistema ou dos país dos alunos. Se o sistema não vai até a comunidade arrebanhar alunos e verificar qual a verdadeira realidade da comunidade como é que vamos reduzir este índice se não correr atrás de melhorar cada vez mais.

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