terça-feira, 19 de outubro de 2010

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Desde que as tecnologias de comunicação começaram a se expandir pela sociedade, aconteceram muitas mudanças nas maneiras de ensinar e aprender seja em situações de ensino presencial ou à distância, dando oportunidades tecnológicas ao ensino.
O ava na ead apresenta-se como um projeto inovador, agregando valores e dimensões vinculadas ao avanço das novas tecnologias que permite a ampliação e a socialização do conhecimento, oferecendo múltiplas possibilidades de acesso à informação e à formação, a exemplo de pessoas que se encontram afastadas dos pólos mais recebe informações acadêmicas atualizadas. Esse método de aprendizagem está marcado pelas exigências sociais que impõe cada vez mais agilidade, organização e a construção de novos conhecimentos e competências do cidadão, envolvendo uma construção crítica e reflexiva por meio do professor x aluno, não há mais emissores e receptores como dois grupos distintos, e sim, um grande grupo emissor-receptor que pode constantemente reconstruir conhecimentos sem medir espaço e tempo, podendo também reforçar laços de afinidade.
O ava aponta para criação de espaços que privilegiem a construção do conhecimento, o alcance da consciência ético-crítica decorrente da dialogicidade, interatividade. Isto significa uma nova concepção de ambiente de aprendizagem ou comunidade de aprendizagem que se constituem como ambientes virtuais de aprendizagem.

3 comentários:

  1. e por meio das novas tecnologias digitais que podemos ampliar nossos conhecimentos e aprendizagem na vida profissional e intelectual.

    ResponderExcluir
  2. Ambiente virtual de Aprendizagem, novas tecnologias, interatividade, dialogicidade, dentre outros termos, tornam-se a cada dia bem familiares para do processo ensino-aprendizagem. Cabe a nós a aprorpicação crítica dessas ferramentas de aprendizagem, trazidas pelas mudanças tecnologicas ocorridas nos útimos tempos.

    ResponderExcluir
  3. Conforme Maria Luiza Belloni, diferentes mídias eletrônicas assumem papael cada vez mais importante no processo de socialização. É interessante ressaltar que Nicholas Negroponte ( diretor de um dos laboratórios de mídias mais avançados do mundo) defende a tese de que o mundo se divide em átomos e bits.

    ResponderExcluir