segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Panorama da EaD

04/09/2009 16h06

Panorama da Educação a Distância - EaD
por Administrador do Sistema

Vivi-se hoje em uma época de grandes mudanças no que diz respeito aos sistemas tecnológicos informacionais. Essas mudanças influem, de forma muito positiva, sobre todas as áreas do conhecimento, principalmente na área da educação.

A educação tem passado, nos últimos anos, por uma verdadeira revolução. A utilização de recursos tecnológicos promoveu a inclusão de novas idéias e práticas nessa esfera, surgindo, assim, novas indagações e paradigmas a serem explicados. Umas das áreas em que, a tecnologia educacional tem se destacado, é na Educação a Distância (EaD), uma modalidade de ensino na qual os alunos estão fisicamente separados dos professores, tanto no tempo como no espaço. A internet contribui para a expansão dessa modalidade de ensino, possibilitando uma interação mais dinâmica entre alunos e professores.

Para Masseto (2003), a internet como fonte de pesquisa, e-mails, fórum, chat, grupos ou lista de discussão, portfólios, sites, homepages, vídeos e teleconferências são novos ambientes no qual o aprendiz pode navegar para realizar sua aprendizagem.

Atualmente, há variados trabalhos em EaD no Brasil, tanto no setor público (UNIREDE, cursos pela Universidade Aberta do Brasil - UAB); quanto no setor privado, que utilizam diversos meios para isso, (AVA – Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Videoconferência, TV via satélite, telefonia digital, correspondência eletrônica etc). Por meio desses trabalhos desenvolvidos, é possível verificar a expansão dessa modalidade de ensino no país.

Na mesma proporção que cresce a EaD, cresce também a busca por melhorias. As grandes universidades desenvolvem projetos em torno dessa área visando maior aprofundamento nesse assunto, como é o caso do curso de “Formação de profissionais para a EaD, que será oferecido pelas Faculdades Integradas de Cruzeiro – FIC.

Difícil de imaginar, mas não impossível, uma EaD sem as novas tecnologias. Ela está intimamente associada a ferramentas tecnológicas, que contribuem, de uma forma muito eficiente, para o processo de construção do conhecimento a distância.

A professora Drª. Cristina Haguenauer, diz que quando se fala em educação a distância, atualmente, fala-se, na verdade, em “Educação Apoiada pelas novas Tecnologias Digitais”. Afirma, ainda, que a EaD é a modalidade ideal de ensino para os cursos de pós-graduação, pois o perfil desse público, é de pessoas que já estão inseridas no mercado de trabalho, ou seja, dispõem de pouco tempo de estudo e tempo não sequencial. A EaD, para esses profissionais, significa qualidade de vida, pois terão mais tempo para dedicar-se a outras atividades.

Uma das competências importantes que a EaD desenvolve no aluno é a autonomia. Ele se torna responsável pelo seu processo de auto-aprendizagem. Ser sujeito/gestor do próprio processo de aprendizado é ponto mais que positivo.

Em uma sala de aula tradicional o professor utiliza diversos recursos para motivar e facilitar o aprendizado do aluno. Ele usa toda a sua criatividade para criar novas formas de transmitir o conhecimento. Muitas das vezes, a principal ferramenta do professor e a sua voz, ele à utiliza diversas vezes, para explicar o conteúdo ao aluno, a fim de ajudá-lo compreender o assunto.

Em um curso virtual, essas funções de motivação e explicação são atribuídas ao material instrucional e aos tutores. O designer instrucional é o profissional responsável pela a transposição dos conteúdos presenciais para um curso na modalidade a distância.

Venha conhecer um pouco mais sobre a EaD , participe desse curso, inscrevendo-se na secretaria das FIC e seja um profissional dessa experiência e inovação que já nem é mais futuro.

Lúcia Helena Pinto de Ataide
Diretora Administrativa

Um comentário:

  1. Muito bom resumiu em curtas linhas a EAD e um pouco de sua metodologia!!!

    ResponderExcluir