segunda-feira, 14 de março de 2011

ANÁLISES E USOS DE IMAGENS EM EAD


Fonte: http://www.espacoacademico.com.br/026/26cnetto.htm
Essa foi uma das imagens que marcou a minha infância: a figura do Jeca-Tatu. Ao olhar essa figura, eu ficava  pensando como alguém poderia viver assim, acomodado no tempo  e espaço. Por meio dessa imagem, Monteiro Lobato, fazia-me refletir sobre as possibilidades de trabalho  que eu poderia ter quando 'crescer"  e quais os caminhos que eu deveria trilhar para não ser parecido com o Jeca, no sentido de ser acomodado, preguiçoso... pelo contrário, era preciso ter uma atitude proativa e perceber a existência de um horizonte cheio de possibilidades. Então, a figura do Jeca-Tatu revelava no meu imaginário, um homem acomodado com a sua condição social, onde o sofrimento, a fome, a falta de trabalho e de coragem - elementos característicos desse personagem, retirava dele a possibilidade de sair daquela inércia.

Por: Cássio Roberto Conceição de Menezes
Aluno do Curso de Esp. em Docência e Tutoria em EAD
Universidade Tiradentes/ Centro
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário